Searching...
sexta-feira, 21 de abril de 2017

Em pesquisa do Ibope, Lula sobe e tucanos despencam


Nova pesquisa divulgada pelo Ibope mostra que o ex-presidente Lula continua a ser o presidenciável com maior potencial de voto entre nove nomes testados pelo instituto. Apesar do massacre diário na grande mídia, a pesquisa mostra que pela primeira vez, desde 2015, os eleitores que dizem que votariam nele com certeza (30%) ou que poderiam votar (17%) se equivalem aos que não votariam de jeito nenhum (51%), considerada a margem de erro.

Desde o impeachment de Dilma Rousseff, há um ano, a rejeição a Lula caiu 14 pontos. A pesquisa divulgada pelo Estadão mostra ainda que os três principais nomes do PSDB – que atuaram pelo golpe contra o mandato de Dilma – reduziram o seu potencial de voto.

Desde outubro de 2015, a soma dos que votariam com certeza ou poderiam votar em Aécio Neves despencou de 41% para 22%. Candidato derrotado nas urnas em 2014, Aécio sofre desgaste até nos segmentos em que foi vitorioso. Desde outubro de 2015, seu potencial de voto no eleitorado de renda mais alta (acima de cinco salários mínimos) caiu de 44% para 26%. Na região Sudeste, um de seus redutos, a taxa caiu de 42% para 23%.

Já a intenção de voto para José Serra caiu de 32% para 25%, e o de Geraldo Alckmin foi de 29% para 22%.

Além disso, os três tucanos aparecem na pesquisa com taxas de rejeição superiores à de Lula: 62%, 58% e 54%, respectivamente.

Assim como os nomes tradicionais do PSDB, a presidenciável Marina Silva sofreu redução de potencial de voto e aumento da rejeição. Agora, um terço dos eleitores a indicam como possível opção – eram 39% em 2015 e há um ano.


Fonte:
Com informações de agências de notícias e Portal Vermelho.

0 comentários:

Postar um comentário